terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Ensaio Fotográfico, Turma de Espanhol

Este ensaio foi realizado na tarde do ultimo domingo, 13, com a turma de 2011 de Letras Espanhol da Universidade Federal do Acre (Ufac). Espero que todos gostem.










quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Idosos representam 4,24% da população do Acre

Comemora-se no dia 1º de outubro o Dia Nacional do Idoso. A data foi estabelecida em 2003, pela Comissão de Educação do Senado Federal, com a aprovação da lei 10.741, que tornou vigente o Estatuto do Idoso. Nesta oportunidade, cabe uma reflexão de todos, sociedade e governo, sobre o processo de envelhecimento da população brasileira.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), neste ano, o Brasil registra 204,8 milhões de habitantes, dos quais, 26 milhões são idosos, número que corresponde a 13% da população. A expectativa de vida média de um brasileiro é 74,6 anos, sendo 77,7 anos para mulheres e 70,6 anos para os homens. O Acre tem 806,5 mil habitantes, com expectativa de vida de 73 anos, para ambos os sexos. A população idosa representa 4,24% dos acreanos (34.198).
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), por volta do ano de 2025, pela primeira vez na história, haverá mais idosos do que crianças no planeta. Isso deverá ocorrer devido ao envelhecimento ativo e saudável, processo pelo qual se aperfeiçoam as oportunidades de bem-estar físico, mental e social, e amplia-se a esperança de melhor qualidade de vida de todos os indivíduos na velhice.
“O aumento da população idosa no Brasil e no mundo se dá devido à melhora na qualidade de vida que a sociedade tem alcançado com o passar dos anos, preocupando-se cada vez mais em cuidar da saúde do corpo e da mente”, ressaltou Rosângela Silva, da Divisão da Saúde do Idoso da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
População idosa no Acre
No Acre, a Divisão da Saúde do Idoso da Sesacre trabalha, juntamente com as equipes de Saúde da Família da Atenção Primária, orientando, capacitando e avaliando os profissionais de saúde que atuam direta e indiretamente com os idosos.
Segundo Rosângela Silva, técnica da Divisão da Saúde do Idoso da Sesacre, as enfermidades que mais afetam os idosos do estado são as chamadas doenças crônicas: asma, bexiga hiperativa, degeneração macular relacionada à idade, diabetes do tipo 2, Alzheimer, Parkinson, doença pulmonar obstrutiva crônica, epilepsia, esquizofrenia, hipertensão e osteoporose.
“A maioria dessas doenças está relacionada ao avanço da idade e ao estilo de vida – hábitos alimentares, sedentarismo e estresse – característico das sociedades contemporâneas. Esse quadro pode ser modificado com prática de exercícios físicos regulamente, alimentação mais saudável e sono de oito horas por noite, por exemplo”, explicou Simone Furtado, técnica da Divisão da Saúde do Idoso da Sesacre.
Para qualquer acompanhamento médico, os idosos podem procurar os postos de saúde mais próximos de casa. Todo o atendimento é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), desde tratamentos mais simples, até terapias de alta complexidade ofertadas em unidades hospitalares.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Solenidade de Abertura do 45°Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Florestal

Foi realizada na noite do último domingo, 16, no Teatro Universitário do Campus da Ufac – Rio Branco a abertura do 45° Congresso Brasileiro de Estudantes de Engenharia Florestal, a solenidade teve inicio às 20 horas. Engenharia Florestal e Povos Tradicionais: Alternativas Científicas  e Populares da Amazônia para um desenvolvimento sócio ambiental.

A solenidade contou com a presença de importantes personagens do cenário ambiental, educacional e político. Fizeram parte da mesa de abertura o Senador Jorge Viana (PT/AC), o Magnífico Reitor Minoru Kimpara da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Cônsul Peruano no Estado do Acre Félix Vasquez, representante da Associação Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre Puá Katukina, Lauana Vieira da Coordenação Nacional da ABEEF, Pró-Reitor Prof. Dr. Percy Amilcar Zevallos Pollito da Universidade Madre de Díos (UNAMAD), o Coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Florestal Prof. Dr. Marco Amaro, a Pró-Reitora de Graduação Aline Nicolli e Pró-Reitor de Assuntos Estudantis Júnior Pontes

A abertura contou com a participação de mais de 300 estudantes, congressistas, vindo de todas as regiões do país e do Peru. A última delegação a chegar foi a do município de Aquidauana – Mato Grosso do Sul.

Para o Senador Jorge Viana foi motivo de muito orgulho este evento está sendo realizado na Ufac. Jorge ficou muito emocionado em estar presente na solenidade de abertura. Ele que é formado em engenharia florestal, na sua juventude desenvolveu trabalhos ambientais ao lado de Chico Mendes e Marina Silva, hoje também é relator da mudança do novo código florestal.

 “Ao ver todos vocês jovens estudantes aqui neste teatro me recordo do meu primeiro congresso de engenharia que participei em Recife, ali também foi um dos meus primeiros atos políticos, pois eu fazia parte da coordenação. Articulamos e elaboramos propostas para a melhoria do nosso curso em todo o país.” Disse Jorge Viana, Vice-Presidente do Senado Federal.

“Espero que durante o congresso, todos os participantes continue com toda essa empolgação, apesar de todo o cansaço que tivemos durante a viagem para chegar até aqui, a expectativa são as melhores, espero poder contribuir com a minha universidade.” Afirmou Ane Caroline, da Universidade Federal de Mato Grosso.

O evento também contou com apresentações de danças regionais, do Serrado, da Amazônia, da Araucária, da Caatinga e da Mata Atlântica. Logos após a abertura foi realizada a primeira noite cultural do congresso com apresentações de bandas locais de pop rock.


terça-feira, 11 de agosto de 2015

Estudantes promovem Congresso Nacional de Engenharia Florestal no Acre

A Universidade Federal do Acre (Ufac) por meio do curso de Engenharia Florestal realizará 45°Congresso Brasileiro de Estudante de Engenharia Florestal (CBEEF),o congresso terá inicio no dia 16 agosto no Teatro Universitário da Ufac,  a partir das 19 horas. O tema do congresso é: “Engenharia Florestal e Povos Tradicionais: Alternativas Cientificas  e Populares da Amazônia para um desenvolvimento sócio ambiental”.

O objetivo do congresso é promover a interação de varias realidades do curso de engenharia florestal em um só lugar, promovendo diversos debates e aprendizados. Além da importância de ser realizado em um estado que compõe a Floresta Amazônica, que é referência na preservação de recursos naturais e considerada uma das capitais sustentáveis no país.

“O nosso desejo é que todos os participantes tenham um excelente congresso, e que superem as expectativas em relação à programação e que todos possam conhecer a cultura acreana, além de dar um destaque maior a nossa universidade, que vem se destacando na realização de eventos nacionais e internacionais.” Afirmou Lair Cristina, membro da Comissão Organizadora do Congresso.

“O CBEEF é um evento nacional que pela primeira vez na historia receberá congressistas de outros países. É o Acre sendo ponte para essa interação histórica transformando o 45CBEEF em um evento a nível internacional. Um marco não só para a ABEEF (Associação Brasileira de Estudantes de Engenharia Florestal), mas para o curso de Engenharia Florestal do Acre, que completa 15 anos no próximo mês.” Comentou Raryka Souza, membro da Comissão  Organizadora.

O congresso contará com a participação de estudantes de vários estados brasileiros, além de estudantes do Peru da Universidade  Nacional Amazónica de Madre de Dios (UNAMAD), a universidade peruana está enviando uma delegação com mais de 100 componentes entre eles o Vice-Reitor, professores e alunos.

“Nós da comissão nacional acreditamos que esse congresso será muito importante, pois é a primeira vez que está sendo realizado no Acre e também faz muito tempo que nós não realizamos nenhum congresso na região da Amazônia Ocidental o ultimo que teve foi em 2008 em Belém. E entre todas as dificuldades estamos conseguindo um numero bem expressivo de delegações que estão vindo de ônibus e avião, também estamos bastante ansiosos com evento e esperamos que tudo ocorra bem”. Informa Diego Ruas, membro da Comissão nacional.  

O Congresso é uma realização em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Fundação Heinrich Boll Stifung Brasil, Secretaria de Educação Continuada Alfabetização Diversidade e Inclusão (MEC), Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Acre, Secretaria de Agricultura e Floresta, SOS Amazônia, Gabinete do Deputado Federal Sibá Machado, Gabinete do Deputado Estadual Ney Amorim, Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Fundação Elias Mansour, Fundação Garibaldi Brasil, WWF Brasil.





sexta-feira, 3 de julho de 2015

No escuro da minha solidão


No escuro da minha solidão me encontrei, após tantos anos perdido me achei, confesso que não foi assim que imaginei que seria da metade para o fim de minha vida.

No escuro da minha solidão me encontrei, recordando tudo que havia vivido até o atual momento, de cada lembrança que me vem à cabeça. De cada sorriso que vi e vivi de cada choro que enxuguei e de cada boca que beijei.

No escuro da minha solidão me encontrei, apenas sentindo saudades de um momento que não voltará, dos amores que jamais eu irei sentir outra vez, Das noites cantadas em meu tempo de boemia.

No escuro da minha solidão me encontrei, sim, me encontrei sentindo apenas saudades de um tempo que eu sei que não vai voltar. No escuro da minha solidão me encontrei, de joelhos no chão e coração na mão pedindo do PAI o seu perdão.

 No escuro da minha solidão me encontrei, comigo mesmo e com ninguém mais, pois não teria mais como ver alguém, pois ela já havia ido embora. E eu? A eu teria que aprender a ver o mundo com outros olhos, por que aqueles que me acompanharam até hoje já tinham se perdido.

 No escuro da minha solidão me encontrei, em mundo onde o arco-íris não tinha mais cor, onde o céu deixou de ser azul, onde as rosas não eram mais rosa e todas as cores eram iguais.

No escuro da minha solidão me encontrei com minha fé posta à prova e minhas orações em dias, na busca da minha salvação. 






segunda-feira, 1 de junho de 2015

Coroação de Nossa Senhora, Comunidade Virgem Maria

No ultimo domingo, 31, foi realizado na comunidade Virgem Maria, que fica localizada na Via Verde, a coroação de Nossa Senhora e também a comemoração dos 15 anos de fundação da Comunidade que pertence a paroquia Imaculada Conceição.

A comunidade teve inicio no ano 2000, quando três mulheres (Maria, Lindalva e Sonia) tiveram a ideia de realizar o novenário de Nossa Senhora no mês de Maio, mês das mães. A principio seria apenas nove noites que rezariam o terço na casa das famílias do bairro Amapá. Mas após o inicio da novena, muitas outras  famílias começaram a procurar as idealizadoras, para que fosse realizado o terço em suas casas acompanhada da imagem da Virgem Maria.

Devido a grande solicitação das famílias do bairro, apenas nove noites não seria o suficiente para conseguir visitar todas as casas. Devido isso, foi realizado durante  todas as noites  do mês de Maio a novena. Visitando varias casas na estrada do Amapá e nas casas dos ramais próximos.

O acesso aos ramais era muito difícil  pois suas situação eram precárias e a estrada não era cem por cento pavimentada. Com muita luta e força de vontade essas mulheres conseguiram cumprir a agenda  para que o terço fosse realizado nas casas de todas as famílias que solicitaram a visita. A partir dessas noites que rezaram o terço foi programado para que no dia 31 de maio realizassem um grande arraial.

No arraial que foi realizado na ultima noite do mês de maio, realizaram também um sorteio para que as pessoas pudessem escolher qual seria o nome da comunidade que iriam fundar naquele bairro, entre os nomes estava Virgem Maria que foi o nome que teve maior numero em votação e foi escolhida para dar nome a Comunidade.

Portanto desde o ano 2000 até hoje, 15 anos depois, continuam realizando o terço durante todos os dias do mês de maio na comunidade Virgem Maria. E também para dar continuidade a tradição no dia 31, ultima noite do mês, realizam a coroação de Nossa Senhora, em uma grande festa religiosa.

Confira as fotos: